Os quatros B mais importantes para a criança
Brincar
O que significa a palavra BRINCAR?
O verbo brincar está na nossa vida diariamente. Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano independente da faixa etária, classe social e econômica.
BRINCAR é:
- Comunicação e expressão, associando pensamento e ação;
- Um ato instintivo-voluntário;
- Uma atividade exploratória;
- Uma atividade que auxilia as crianças no seu desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social;
- Um meio de aprender a viver e não apenas uma diversão
O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte.
Brinquedos
O brinquedo não é para a criança apenas um passatempo, mas é estímulo para seu espírito e fantasia. Através do brinquedo a criança encontra um meio de preparação para a vida futura, é uma forma que a criança possui de experimentar coisas novas ampliando assim seu contato com o mundo que a cerca. Além de dar prazer, o brinquedo, desenvolve a inteligência, a motricidade, atenção, criatividade, iniciativa e etc.
Brincando as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são ferramentas que contribuem para esta construção, pois proporcionam à criança demonstrar e criar fantasias de acordo com suas vivências e experiências.
Brincadeiras
Brincadeiras referem-se basicamente a ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada. Na brincadeira, a criança não está, apenas desenvolvendo comportamentos, mas manipulando as imagens, as significações simbólicas que constituem uma parte cultural a qual está submetida.
Brinquedotecas
A brinquedoteca é o espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente”. (CUNHA, 1997 p.13) Segundo, Nylsen Helena da Silva Cunha, fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), a proposta da brinquedoteca é a do brincar pelo brincar, onde não há um objetivo específico, as crianças brincam livremente com o que querem e do jeito que querem.
Têm como objetivos:
- Tentativa de salvaguardar a infância, nutrindo-a para o crescimento saudável;
- Trabalho terapêutico e preventivo (doença grave e problema familiar);
- Brinquedos que atendam suas reais necessidades;
- Atender as crianças com necessidades especiais;
- A resiliência no brincar: termo da Física que a Psicologia e a Pedagogia usam para dizer que a criança por mais pressão que tenha, ela volta ao estado normal por meio do brincar.
Para Cunha, a brinquedoteca deve ser um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitado o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro e um ambiente especialmente lúdico. É um ambiente onde convida a criança a explorar, a sentir e experimentar.
O Brincar, os brinquedos, as brincadeiras e as brinquedotecas são tão importantes para as crianças, como o sono e a alimentação garantindo uma boa saúde física e emocional.
Tãnia Taglieri
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